Sinergias para garantir os Direitos das Meninas e Mulheres na Guiné-Bissau

Sinergias para garantir os Direitos das Meninas e Mulheres na Guiné-Bissau.

A Fundação Ana Pereira, uma das coordenadoras da Plataforma Bioksan, assinou nos meados do mês de Agosto um acordo de cooperação com a AMOR-A TCHON DI PEPEL-VARELA (AMOR-A TPV). O AMOR-A TPV é uma associação com a finalidade de desenvolver, e promover, a defesa e a valorização da comunidade de Tchon de Pepel-Varela.

O objectivo do acordo assinado é a colaboração em matéria de Direitos das Meninas e Mulheres bem como melhorar estas questões na Guiné-Bissau. As áreas de colaboração são:

• Informação, sensibilização, promoção e educação para a saúde sexual e reprodutiva;
  • Atelier sobre os Direitos Humanos das Meninas e das Mulheres;
  • Promoção de combate à violência baseada no género;
  • Luta para a erradicação de práticas nefastas, nomeadamente, Mutilação Genital Feminina, Casamentos Forçados, Precoces e Infantis e Violação Sexual;

Para materializar esta parceria as duas entidades vão desenvolver projectos em conjunto, realizar conferências, companhas e outras actividades sobre as áreas de intervenção identificadas anteriormente.

No âmbito deste objectivo colaboração em matéria de Direitos das Meninas e Mulheres, já decorreu de 23 a 25 de Agosto a formação de 10 jovens Meninas como Agentes de Sensibilização e Pontos Focais, em Saúde Sexual Reprodutiva, VBG e Mutilação Genital Feminina.

Por fim, o acordo assinado tem a duração de 12 meses, contamos partilhar aqui mais actividades e projectos resultantes desta sinergia.

“Nô tadja nô mindjeris ku meninos”

“Juntas(os) pela nossa (sobre)vivência, sem deixar ninguém para trás”