Blog

  • Sinergias para garantir os Direitos das Meninas e Mulheres na Guiné-Bissau

    Sinergias para garantir os Direitos das Meninas e Mulheres na Guiné-Bissau.

    A Fundação Ana Pereira, uma das coordenadoras da Plataforma Bioksan, assinou nos meados do mês de Agosto um acordo de cooperação com a AMOR-A TCHON DI PEPEL-VARELA (AMOR-A TPV). O AMOR-A TPV é uma associação com a finalidade de desenvolver, e promover, a defesa e a valorização da comunidade de Tchon de Pepel-Varela.

    O objectivo do acordo assinado é a colaboração em matéria de Direitos das Meninas e Mulheres bem como melhorar estas questões na Guiné-Bissau. As áreas de colaboração são:

    • Informação, sensibilização, promoção e educação para a saúde sexual e reprodutiva;
    • Atelier sobre os Direitos Humanos das Meninas e das Mulheres;
    • Promoção de combate à violência baseada no género;
    • Luta para a erradicação de práticas nefastas, nomeadamente, Mutilação Genital Feminina, Casamentos Forçados, Precoces e Infantis e Violação Sexual;

    Para materializar esta parceria as duas entidades vão desenvolver projectos em conjunto, realizar conferências, companhas e outras actividades sobre as áreas de intervenção identificadas anteriormente.

    No âmbito deste objectivo colaboração em matéria de Direitos das Meninas e Mulheres, já decorreu de 23 a 25 de Agosto a formação de 10 jovens Meninas como Agentes de Sensibilização e Pontos Focais, em Saúde Sexual Reprodutiva, VBG e Mutilação Genital Feminina.

    Por fim, o acordo assinado tem a duração de 12 meses, contamos partilhar aqui mais actividades e projectos resultantes desta sinergia.

    “Nô tadja nô mindjeris ku meninos”

    “Juntas(os) pela nossa (sobre)vivência, sem deixar ninguém para trás”

  • Semana Internacional da Máscara

    Semana Internacional da Máscara

    Terminou ontem a Semana Internacional da Máscara, a iniciativa pretendeu sensibilizar a população mundial a utilizar máscaras de prevenção contra a COVID-19. Várias foram as organizações que fizeram parte deste movimento e nós, a Plaforma Bioksan, não ficámos de fora. Já viram o último vídeo da Bioksan? Fala de tudo que devem saber sobre mascaras, os tipos de máscaras, como utilizar e seu manuseamento.

    https://www.youtube.com/watch?v=yD2ZDrtzR4I
    Fonte: YouTube Plataforma Bioksan

    Já todos, por esta altura, devemos saber que a única forma de não sermos infectados com o novo coronavírus é a prevenção. Os números do dia 14 de Agosto da OMS apontam para um total de 925 297 casos  e 17 904 mortes no nosso continente. O Alto Comissariado para a COVID-19 na Guiné-Bissau partilhou a última actulização dos números no dia 10 de Agosto e o total de casos confirmados era de 2088 com 29 óbitos a lamentar.

    Como usar a máscara de proteção? Plataforma Bioksan
    Como usar a máscara de proteção?

    Por isso lembre-se, use a máscara sempre que sair de casa.

    Apoie a iniciativa, faça da Semana Internacional da Máscara parte do seu dia a dia.

    Todas as máscaras são de uso pessoal, NUNCA partilhar com ninguém!

  • Bioksan…primeiros passos
    Logo Plataforma Bioksan
    Plataforma Bioksan

    Primeiros Passos, prevenção contra VBG e COVID-19…

    A Plataforma Bioksan dá os seus primeiros passos. Temos como objectivo a luta pelos direitos humanos de mulheres e meninas na Guiné-Bissau. Trabalhamos não só na prevenção da Violencia Baseada no Género (VBG) mas também no contexto da COVID-19 e isolamento social que hoje vivemos.

    A COVID-19 é uma doença que obrigou os seres humanos a repensarem o seu modo de vida, as suas acções e atitudes perante si e, principalmente, perante os outros. Assim, ficou mais que evidente a relação dialética intrínseca entre o “eu” e o “outro”.

    Tendo em conta que as mulheres e as crianças são efectivamente a franja social mais desfavorecida da sociedade, é importante promover acções de informação/sensibilização e educação a favor desta. Não apenas como forma de contribuir na luta contra a pandemia da COVID-19 mas também prevenir o aumento de casos de VBG.

    Tomando todas as medidas de prevenção, os propósitos da Bioksan estão a ser implementados através dos Agentes de Sensibilização e Pontos Focais (ASPF´s), devidamente capacitados para o efeito, para a disseminação das temáticas relativas à VBG e à Covid-19, em todo o território nacional.  

    À data, o número de pessoas sensibilizadas directamente pelos nossos ASPF´s é de – 61.050 pessoas, 3,05% da população guineense (em 2 milhões). O trabalhos dos nossos ASPF´s englobam a sensibilização para a prevenção da COVID-19, bem como, sobre a existência da Plataforma Bioksan e seus objectivos relacionados com a VBG. Assim sendo, no âmbito da VBG temos a registar, pelos ASPF´s, 15 ocorrências de casos de VBG entre Junho e Julho. É do conhecimento de muitos pelas publicações das diversas organizações internacionais que o número de casos de violência contra a mulher terá aumentado durante a pandemia. O nosso país, infelizmente, não será excepção.

    Durante estes primeiros 2 meses de existência da Plataforma Bioksan, muito com o foco no projecto “COVID-19: Um olhar sobre as meninas e as mulheres na Guiné-Bissau“, foram muitas as actividades desenvolvidas por toda a equipa da Bioksan, de salientar:

    • vídeos sobre prevenção não só da COVID-19 mas também VBG disponíveis no YouTube;
    • vídeos de personalidades da nossa sociedade que se juntaram à luta contra a VBG e que foram partilhados nas redes sociais;
    • 6 programas de rádio, “Fala di Bioksan”, onde foram abordados os seguintes temas:
      • Apresentação do projecto da Plataforma Bioksan
      • Covid-19 – métodos preventivos e cuidados em caso de infecção
      • Um olhar sobre as Meninas e Mulheres I
      • Um olhar sobre as Meninas e Mulheres II
      • Balanço dos dados de sensibilização relativo à VBG e Covid-19 e impacto do projecto e sensibilização sobre o uso de mascaras
      • Apresentação do Relatório da situação da população mundial 2020
    • Spot de sensibilização sobre o casamento infantil nas rádios de cobertura não só nacional mas também comunitária.

    Iniciámos os primeiros passos do caminho da Bioksan. A protecção da saúde, defesa dos direitos humanos das mulheres e crianças bem como promoção da igualdade e equidade do género. Esta é a nossa missão.

    Prevenção contra VBG e COVID-19, Plataforma Bioksan.

    “Nô tadja nô mindjeris ku meninos”.
    “Juntas(os) pela nossa (sobre)vivência, sem deixar ninguém para trás”.

  • Projecto: COVID-19
    Plataforma Bioksan, projecto COVID-19 Guiné Bissau
    Plataforma Bioksan, projecto COVID-19 Guiné Bissau

    Covid-19: Um olhar sobre as meninas e as mulheres na Guiné-Bissau. Protecção da saúde, defesa dos direitos humanos das mulheres e crianças e promoção da igualdade e equidade do género.

    Região: Todo o território
    Financiadores: UNFPA, UNICEF, PNUD, PeaceBuilding Fund, IOM, WFP, Grupo Banco Mundial, MTN
    Duração: 18/05/2020 – 30/10/2020

    Um olhar sobre as meninas e as mulheres na Guiné-Bissau. Protecção da saúde, defesa dos direitos humanos das mulheres e crianças e promoção da igualdade bem como equidade do género no contexto da pandemia de COVID-19.

    Bioksan é uma Plataforma para proteção da saúde, defesa dos direitos humanos das mulheres e crianças e promoção da equidade do género, que vai chegar ao público-alvo através de folhetos e cartazes a serem divulgados no site, redes sociais e programas radiofónicos com cobertura nacional e comunitárias, no período de crise da pandemia Covid-19. Acção da Bioksan estende-se a todas as regiões com os agentes de sensibilização/ponto focais e contactos de ajuda, sinalização e denúncia.

    PREVENÇÃO DA COVID-19

    Plataforma Bioksan_Prevenções COVID19
    Plataforma Bioksan, projecto COVID-19 Guiné Bissau
Voltar ao topo